quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Mais próximo do futuro


Foi inaugurada, no dia 10 de setembro, na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF), a Sala Revoluti. O projeto da pós-graduação foi idealizado e coordenado pelo professor Henrique Sobreira, em parceria com a Escola de Desenho Industrial (Esdi) da UERJ. A proposta expõe um modelo inovador de educação, inserindo as novas tecnologias da informação no contexto das salas de aulas. Além do professor Sobreira, coordenam o projeto Eduardo Cronemberg, Gil Guigon e Diogo Lage, membros da incubadora de empresas Habto, parceira na iniciativa. Na inauguração, estiveram presentes, o Reitor da UERJ, Ricardo Vieiralves; o presidente da Faperj, Ruy Garcia Marques; e o diretor da FEBF, professor Jorge Máximo de Souza, entre outros.
O modelo da Revoluti consiste em ambientes informatizados projetados para dar maior mobilidade e interatividade entre alunos e educadores. O protótipo do projeto inaugurado prevê a participação de 24 alunos, mas já existem salas projetadas para funcionarem em turmas de até 32 alunos. A única exigência é de que as turmas tenham um número de docentes múltiplos de 4, pois os programas desenvolvidos foram projetados para esse formato. Henrique Sobreira enfatiza que existem propostas pedagógicas similares no país, todas se autodenominando "salas de aula do futuro": "Porém, no formato, com a mobilidade e interatividade proposta, não há nada similar. Tanto é verdade, que nosso projeto já está patenteado. Criamos uma sala multimídia, onde os alunos têm à sua disposição recursos que permitem elevado grau de mobilidade e interatividade, modificando de forma significativa as práticas pedagógicas tradicionais", destaca.
O coordenador informa que a ideia é levar o projeto às escolas estaduais e municipais, bem como ao Instituto de Aplicação (CAp) da UERJ e mesmo às salas de aulas do campus Maracanã. Espera-se que, até o ano de 2010, a FEBF possa formar cerca de cem monitores preparados para servirem de multiplicadores dessa nova proposta pedagógica que já nasce com a promessa de ser a educação do futuro.
Postado por: Alberto Calil Junior

Nenhum comentário: