BDTD

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (BDTD/UERJ), tem como objetivo disponibilizar, na Internet, as teses e dissertações defendidas nos Programas de Pós-Graduação da Universidade.

Inaugurada em setembro de 2006, integra a
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (BDTD/IBICT), e à base internacional da Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD), que disponibiliza o acervo da BDTD.

Dentre os 47 programas de pós-graduação stricto sensu da UERJ, 6 (seis) são atendidos pela Biblioteca CEH/A, são eles: Programa de Pós Graduação em Comunicação (PPGCom); Programa de Pós-Graduação e Educação (ProPEd); Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH);  Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde; Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (PPGPS); O Programa de Pós-Graduação em Psicanálise (PGPSA).


A partir de outubro de 2011 foi instituído na Universidade o CRN - Certificado de Revisão Normativa, documento emitido pelas bibliotecas da Rede Sirius, certificando que as teses e dissertações dos programas foram elaboradas segundo as normas de formatação do Roteiro para apresentação das teses e dissertações da UERJ. 


Depósito de Tese ou Dissertação na BDTD e Emissão de CRN


PRIMEIRO PASSO
Observar o Roteiro para apresentação de Teses e Dissertação da UERJ e adequar o trabalho a essas normas. Para máscara dos pré-textuais, acessar o blog da biblioteca.

SEGUNDO PASSO
Após a defesa, entrar em contato com a biblioteca para agendar um atendimento presencial para revisão da normalização do trabalho. Esse atendimento pode ser agendado pessoalmente, por e-mail (ceha@uerj.br), telefone (21 2334-0280) ou whatsapp (21 99480-3040).

TERCEIRO PASSO
Comparecer à biblioteca na data e horário agendados para a revisão, que consiste em uma orientação individual sobre a formatação de seu trabalho com duração de uma a duas horas.
Para isso, trazer o trabalho completo, nas seguintes condições:
- versão final de conteúdo, ou seja, já com as modificações solicitadas pela banca
- em um pen-drive
- em formato .doc ou .docx (arquivo de word), mesmo que dividido em vários arquivos
A ficha catalográfica será emitida e inserida no trabalho durante esse atendimento.
Não é necessário levar o trabalho impresso nesse momento!

QUARTO PASSO
Imprimir e encadernar a versão revisada pela biblioteca, observando o padrão da UERJ (capa dura na cor azul-rei, com letras em dourado).

QUINTO PASSO
Entregar na biblioteca os seguintes itens:
a) 1 cópia impressa da tese/dissertação dentro dos padrões da UERJ
b) 1 CD-rom com a versão final da tese/dissertação em arquivo .doc e em .pdf;
d) Cópia da ata de aprovação
O CRN (Certificado de Revisão Normativa) será emitido no ato da entrega, uma vez que nenhum desses itens esteja faltando.
Para realizar a entrega e receber o CRN, não é necessário agendar, isso pode ser feito em qualquer momento dentro do horário de funcionamento da biblioteca (de 8h às 21h) e não precisa ser com a mesma bibliotecária que realizou a revisão.

ALUNOS DE FORA DO ESTADO
Para alunos que não estejam mais residindo no estado, a revisão pode ser feita por e-mail. O procedimento é o mesmo, substituindo apenas o segundo e o terceiro passos pelo envio por e-mail (ceha@uerj.br) do trabalho completo em formato .doc ou .docx, mesmo que dividido em vários arquivos.

OUTROS ESCLARECIMENTOS
Caso haja dúvidas em relação à formatação segundo o Roteiro, também é possível marcar um horário ou entrar em contato para tirá-las com as bibliotecárias antes da defesa. Isso não substitui o procedimento pós-defesa descrito anteriormente.


Aulas sobre normalização


A biblioteca disponibiliza para ministrar aulas de normalização para turmas de graduação e pós-graduação.

Para o agendamento de uma aula basta entrar em contato através do e-mail: ceha@uerj.br

As aulas abordam:
Roteiro para apresentação de Teses e Dissertação da UERJ;
- Procedimento junta a biblioteca após a defesa;
- Dúvidas e erros de normalização mais frequentes;
- Apresentação de ferramentas úteis do Microsoft Word
- Apresentação do Gerenciador de referências EndNote.