Opine sobre a ocupação do Psicólogo acupunturista???
O Ministério do Trabalho e Emprego instituiu, em janeiro de 2010, código específico para psicólogo acupunturista (2515-55) dentro da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). O psicólogo acupunturista já pertencia a “família dos psicólogos” no código (2515-10), que também abrigava psicólogos clínicos, da saúde, os terapeutas, entre outros.
“A partir desta ação, podemos concluir que a ocupação (trabalho) do psicólogo acupuntor, embora já tivesse sido reconhecida anteriormente como um afazer da Psicologia pelo Poder Executivo, agora temos também o reconhecimento no sentido de se tratar de uma ocupação (atividade) específica, que requer uma descrição também específica, quer dentro da área da Psicologia, quer fora dela, que a distingue de outras ocupações relativas à acupuntura como é o caso do fisioterapeuta acupunturista, do médico acupunturista e do acupunturista de nível técnico”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia e Acupuntura (Sobrapa), Delvo Ferraz.
Com código específico, será possível saber onde atuam os psicólogos acupunturistas e a partir destas informações estruturar ações em saúde pública junto a convênios de assistência a saúde, cadastramentos junto aos SUS, entre outras.
O CBO é o instrumento que reconhece, nomeia e codifica todas as ocupações existentes no Brasil, e descreve as características destas no mercado de trabalho brasileiro, além de ser a base de vários códigos de procedimentos, de repasses de verbas para o SUS, vigilância sanitária, contratações pela CLT, aposentadorias, disputas judiciais, entre outras.
Fonte: site Pol - Psicologia online - informe-se mais em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário