quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

PSICOLOGIA SOCIAL

ATUALIZAÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA NO BRASIL


O Ministério da Justiça (MJ) lançou, no último dia 18, um debate público para a reformulação e atualização das normas de Classificação Indicativa no Brasil que regulamentam televisão, cinema, jogos eletrônicos e de interpretação de personagens (RPG). O debate, que acontecerá até o dia 18 de dezembro, em um ambiente virtual, disponibilizará ao público os critérios de avaliação e análise utilizados pelo MJ, como exemplos de cenas adequadas a cada faixa etária.
O debate público pretende rediscutir critérios que orientam a classificação das obras audiovisuais, que atualmente tratam basicamente da quantidade e intensidade de cenas de sexo, violência e consumo de drogas. Podem ser modificadas inclusive as faixas de classificação que, atualmente, correspondem a seis: Livre, Não Recomendado para Menores de 10, 12, 14, 16 e 18 anos.
Atualmente, cenas e diálogos que contenham sexo e nudez são avaliadas por uma equipe multidisciplinar de analistas de áreas como Psicologia, Direito, Comunicação Social e Pedagogia.
Um dos objetivos da classificação indicativa é alertar pais e responsáveis sobre a adequação da programação à idade de crianças e adolescentes.
Para participar do debate público, acesse http://culturadigital.br/classind/ ou clique aqui


Fonte: Notícias CLAM - Acesso em 09/12/2010

Nenhum comentário: